Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

27.2.08

resultado da pesquisa de usabilidade conceitual com usuários







No diagrama ao lado segue a organização das informações pertinentes do projeto e o resultado da última pesquisa referente a usabilidade conceitual com usuários.

Exemplo de demonstração de conceito

Interessante nesse vídeo do conceito Bennetton United Us que eles não se preocupam muito em mostrar os pormenores tecnológicos, apenas fazem menções em balões de informação. O ponto principal do vídeo é a experiência que as meninas tem com o serviço.


Online Videos by Veoh.com

Teste do briquedo interativo

Os testes feitos com o brinquedo interativo foram surpreendentes. Foi testado com algumas crianças e uma delas foi o Vinicius que grava a sua fala no brinquedo e grava vídeos dele dançando e conversando com o Ploc Ploc. Foi utilizado um urso que grava a voz da criança quando aperta a mão.Vinicius também dá idéias do que poderia falar e fazer para interagir com o brinquedo.

O vídeo já foi postado por: Kenji no dia 26/02 – Interagindo com o coelho.

Orkuticio

Questionário de Usabilidade

(resultado)

 

 

O orkut é uma ferramenta de fácil adequação ao ambiente, pela facilidade de comunicação entre as pessoas. Suas funções são de fácil usabilidade e interação com os usuários.

Com esta quantidade de acessos e freqüência com que as pessoas utilizam este serviço, foi-se observado que poderia haver algum produto que fosse extensão do usuário com o sistema ao sair do ambiente que costuma usá-lo. Uma nova oportunidade pode ser projetada para um novo produto que utilizasse o sistema do orkut, para usuário poder se conectar em qualquer lugar. Um dos problemas encontrados é a quantidade de tempo que as pessoas levam esperando uma resposta no orkut, ou que precisam sair e não podem ver a mensagem que desejariam, ou que estariam em algum lugar que precisaria de informações que estão no orkut e que não poderiam acessa-las como na praia, na rua, ao ar livre.

 Segue abaixo um questionário com usuários entre 15 e 30 anos informando suas maiores necessidades com o orkut.






Vinicius explicando desenho



Vinicius explicando o desenho do ploc ploc

Brinquedo Interativo Ploc Ploc - Funções e Soluções

Apresentação das Funções do Urso Interativo - Ploc PLoc.
Para cada função, onde a criança irá encontrar no brinquedo, o gravador, a filmadora,
as brincadeiras de fome/agrado e como desligar e ligar.



Tela touchscreen de baixo custo

Um protótipo para o projeto Edit poderia ser desenvolvido usando um monitor touchscreen. Como é uma tecnologia cara, alguns programadores malucos inventaram métodos para capturar o toque com uma webcam comum, como esse do vídeo.



A sacola com tinta azul serve pra filtrar a luz. Quando se aperta o dedo, outras cores além do azul entram na câmera, o que permite ao software reconhecer a posição do cursor. O problema dessa técnica é que não dá pra projetar em cima do local onde se toca.

Uma alternativa mais bem feita é a do site Instructables, que usa a reflexão da luz de um led grudado numa tela de acrílico como método de reconhecimento da posição do cursor.

Teste de Usabilidade - EDit