Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

18.7.08

Vídeo Improvável - Brincadeira do troca



Esse vídeo é muito interessante e divertido, que tem haver com nosso projeto, pois mostra a situação de troca.

Daniela Costa e André Luiz de Oliveira

Elefante Psicodélico


Diagrama da brincadeira

Elefante Colorido
Uma brincadeira bem simples: alguém começa gritando a frase: "Elefante colorido", e o restante do grupo responde: "Que cor???", aí então o primeiro diz uma cor, e todos devem pegar em um objeto que possui a cor mencionada, o primeiro que conseguir pegar num objeto que contenha a cor vai "reger" a próxima partida.

Bárbara e Mirella

Pãn - Diagrama do Jogo Bastão Elétrico




























Lepetí

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A Brincadeira

A brincadeira começa com várias crianças fazendo uma roda (pode ser só em duas crianças) cantando...

A do le tá
Le pe ti
Pe ti
Po lá
Lê café com chocolá
A do le tá
Puxa o rabo do tatu
Quando quem saiu foi tu
Puxa o rabo da cutia
Quando sai a sua tia
Quando um ganha o outro perde
Não adianta disfarçar
E tem que ficar ligado
Quando a música parar.

Bate a mão direita com a direita do companheiro à sua frente e a esquerda com a esquerda.


A situação

Senha para sistema de segurança.

A Proposta

Que tal acessar uma área protegida (casa, apto, cofres, etc.) fazendo uma seqüência de movimentos da brincadeira "Adoleta"? (aquela mesmo: "adoleta, le peti peti polá...").

A idéia consiste em utilizar a infinidade de movimentos que o jogo oferece e transformá-lo em códigos, senhas.

Imagine poder substituir aquelas desagradáveis seqüências númericas pelos movimentos (codificados) de uma brincadeira. Muito mais divertido de digitá-la e memorizá-la, não acha?

Isto é o que oferece o "LEPETÍ" - sistema divertido de segurança.


Diogo Rafael da Silva
Tatiany Dutra

Pok

Jogar pipoca no cinema é uma atividade mais comumente praticada por adolescentes que, ao sentirem-se incomodados com o barulho de alguém no cinema, arremessam a pipoca em direção ao indivíduo. A pipoca também pode ser lançada em outras direções, como, por exemplo, no projetor do filme para criar o efeito de sombra sobre o filme.

O trânsito, sobretudo em horários de pico, é uma situação estressante que requer muita paciência dos motoristas. A realidade, no entanto, envolve mais buzinas e xingamentos do que paciência.

A proposta é unir a brincadeira de jogar pipoca no trânsito para que seja feita uma advertência aos outros motoristas de forma divertida e criativa.


Alan : Marcos

Boo - Caça ao Tesouro


Diagrama para falar do jogo caça ao tesouro.

O jogo começa com um mapa, que leva as pistas. Pode ser jogado em grupos ou individualmente. Cada pista, escondida em lugares indicados no mapa, traz códigos a serem resolvidos. O objetivo é chegar aonde o tesouro está escondido. Vence o jogo quem o encontra.