Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

22.6.11

LAYOUT FINAL

Dicionário Infantil

Aqui está a home, pensamos em algo para diminuir ao máximo palavras, pois como se trata de um site para crianças que ainda não sabem ler , ou leêm muito pouco ainda, não adiantaria colocar descrições por exemplo.
 








Cada personagem nesta cena é um ícone que de acordo com sua fisionomia direciona para o local correto da pessoa que esta entrando. 
Por exemplo: o Pai 
Clicando no pai o site direciona o usúario para o perfil dos pais assim como a personagem da Mãe.





Nesta pagina, o pai pode realizar seu login, onde ira direciona-lo para o local onde pode verificar o desempenho do seu filho. Se não for cadastrado ainda, pode conhecer o site e os métodos utilizados para aprendizagem com o site.


Clicando nos personagens de uma das crianças, o usuario é direcionado para o local de senha, onde a criança terá um jeito só dela de colocar sua senha, sem palavras e sim por desenhos cores e o alfabeto. Já induzindo a mesma a conhecer a letras.





Assim que a criança clica na letra da sua senha e nos seus desenhos e cores nas telas ao lado é possível ve-los para confirmar se a sequência é a correta, e então é só clicar no OK.


Essa é a primeira tela que a criança usa de fato o dicionário. Nela aparece seu nome e foto,  assim como um baú onde a criança pode armazenar suas atividades preferidas para ver mais tarde. Nessa pagina a criança tem acesso a todas as letras do alfabeto, podendo clicar em qualquer uma para conhece-la.



Como exemplo, a criança escolhendo a letra b, o site direciona pra a tela da letra b, onde ela pode ver e ouvir a letra, bem como objetos que iniciam com essa letra, como se escreve, separa e fala. Assim a criança poderá ter uma melhor associação do alfabeto com imagens sons e escrita, para ouvir as letras basta clicar sobre elas.






Da mesma forma que outras atividades vão evoluindo de acordo as telas que a criança vai passando, o site também possui algumas atividades para avaliar o desempenho da criança sem que ela perceba (apenas os pais podem ver); mas essas atividades servem para a crianças passar para proximas etapas do dicionario, conhecendo palavras e associações mais complexas.

No final de um numero x de telas, é proposto uma atividade para criança onde ela pratica o que foi visto. Essas atividades servem para ela passar para os proximos niveis e, consequentemente, novas atividades. A criança só passa pelas atividades depois de visitar as telas de "conhecimento", sendo assim a criança não pode ir para telas avançadas sem conhecer o básico, mas pode voltar caso queira rever alguma tela anterior.

Passando pelos níveis, a criança vai desenvolvendo seu aprendizado de uma forma descontraída e sem as cobranças encontradas em sala de aula.

Por: Ádila Geller, Mariah Maciel e Mariane Schneider