Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

6.10.08

Justificativa

Há uma enorme carência de lojas virtuais objetivas e que motive o consumidor a comprar, as lojas que existem são extremamente complexas e difíceis de navegar; muitas vezes o consumidor não consegue achar o produto que deseja e acaba saindo da página, esse cliente terá uma lembrança ruim do ambiente virtual e provavelmente não retornará, a página acabará esquecida, desperdiçada, implicando em prejuízos.

“O pensamento e o dedo estão conectados por um link de 1 terabit de velocidade.
Dê valor ao clique” Edson Romão

O objetivo é permitir que o usuário chegue ao produto com o mínimo de clique possível e ainda proporcionar-lhe uma experiência memorável.

Criar uma loja virtual que produza ao cliente sensações de loja real, acessória na escolha do produto, dispondo na loja produtos planejados para a ocasião desejada, compra fácil e sem perder tempo na escolha.

A questão

A tecnologia envolvendo a comunicação vem avançando numa velocidade incrível. Os dispositivos móveis com aplicativos para internet, as redes de relacionamento com comunicação multimídia já fazem parte da vida pessoal de grande parte da população. Porém essa tecnologia não vem sendo usado para o compartilhamento e gerenciamento da informação entre os gerentes, parceiros e clientes de grandes e pequenas empresas, o mercado tem carência de ferramentas confiáveis que possam auxiliar de forma rápida e inteligente esses processos.

A XXX Tecnologia é uma empresa de base tecnológica, líder nacional em tecnologias de protocolação digital e fábrica de software para aplicativos com segurança através do uso de criptografia. Para gerenciar as informações correntes no dia a dia da empresa são utilizadas quatro ferramentas, para o controle das atividades, das noticias, dos cadastros de clientes e dos arquivos. Essa divisão dificulta o trabalho dos colaboradores, pois as informações ficam divididas e a comunicação entre os setores, comprometida. O e-mail é a forma mais freqüentemente utilizada para a comunicação, deixando para trás o fax, telefone e pessoalmente.

A dificuldade encontrada é a duplicação de informações, já que se encontram em mais de um lugar, a localização dos arquivos, pois não existe uma padronização de arquivamento, nem de formatos, e também na falta de atualização das informações que não é feita de forma adequada. Informações variadas, desde lembretes de aniversários mandados por emails, atualizações no portal de noticias que não existe, andamento de projetos que só pode ser visualizada pelo setor do Desenvolvimento, sendo que quem tem contato direto com o cliente, o Gerente da Conta, por fora do que está acontecendo com o produto que ele vendeu.

Essa falta de integração da informação gerada dentro da empresa e importada de fora, além de atrasar o andamento dos projetos, acaba por gerar conflitos internos, já que quando algo dá errado sempre se procura alguém em quem por a culpa.

Integrar de forma rápida e segura a informação que corre dentro da empresa para tornar o serviço e os produtos os melhores do mercado é o objetivo desse projeto.

Rede social para designers.

Nome: Designeando

Proposta: Rede social para designers.

O site consiste em perfis de profissionais, empresas e projetos na área do Design. Nele, é possível publicar portfolio, postagem de conteúdo, contato, recados, links de fotos e videos,... compartilhados na rede. Tem como foco a integração entre designers de diferentes áreas possibilitando a troca de trabalhos e de conhecimento.


Referencias:
http://www.faberludens.com.br
http://www.behance.net

Alan / Ana Luiza

Justificativa do Projeto

O projeto se motiva para disseminar seus produtos no mercado. Sua importância se dá na divulgação de seu catálogo de vendas, fazendo com que o consumidor crie uma inter-relação com o mesmo.
Espera-se um retorno positivo, pois se tem como ideal disponibilizar uma mídia digital em forma de CD, informando e facilitando o entendimento e acesso de seus clientes ao produto.


Daniela / Diogo / Mirella