Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

20.7.09

PALAVRAS CRUZADAS INTERATIVO



Nosso projeto trata de um jogo interativo de palavras cruzadas para estimular atividades cerebrais, inibindo desta forma, o mal de Alzheimer em individuos da terceira idade e tambem despertar o interesse dos idosos pela tecnologia e sistemas computacionais.

Contexto da Atividade


Atividade Atual

 

Objeto

·       Convivência social

·       Diversão lazer

Instrumento

·       Jogo de tabuleiro

Divisão do trabalho

·       Tabuleiro: uma pessoa precisa levar o jogo, em uma caixa. Necessita de um plano para o jogo.

Comunidade

·       Roda de amigos, reunião descontraída de pessoas

Regras

·       O tabuleiro é rígido, não admite outra configuração de interface

·       Necessita de um tabuleiro, um instrumento de sorteio (dado, roleta, cartas, etc...). Cada jogador tem sua vez de jogar utilizando o instrumento de sorteio, quando todos jogaram é caracterizado o turno

Pessoas

·       Público de diversas idades que apreciam lazer com amigos

Contradições

·       Pelo fato de ser uma interface rígida e imutável no tabuleiro, o público acaba preferindo jogar em meio eletrônico, no computador, onde a versatilidade de interfaces é bem maior.

 


 

Atividade com o Artefato

 

Objeto

·       Convivência social

·       Diversão lazer

Instrumento

·       Jogo projeção laser

Divisão do trabalho

·       Precisa apenas que um participante possua o dispositivo

·       Os participantes podem jogar simultâneamente

Comunidade

·       Roda de amigos, reunião descontraída de pessoas

Regras

·       Possibilita diversas interações

·       Em um jogo estilo Tetris, diversos jogadores podem jogar ao mesmo tempo, lançando peças aos demais participantes

Pessoas

·       Público jovem, com interesse em gadgets tecnológicos

Contradições

·       Convivência social X individualidade (pode-se jogar sozinho)

 

 


 

Atividades Relacionadas

 

Objeto

·       Convivência social

·       Diversão lazer

·       Automação residencial

·       Interface universal

Instrumento

·       Projetor laser

Divisão do trabalho

·       Precisa apenas do dispositivo

·       Projeta sobre uma superfície plana.

·       Pode controlar o televisor, a iluminação de ambientes, aparelhos eletrônicos distribuídos pela residência.

Comunidade

·       Público jovem, com interesse em gadgets tecnológicos

Regras

·       Possibilita diversas interações

·       Para cada tarefa, o dispositivo pode projetar uma interface diferente.

Pessoas

·       Público jovem, com interesse em gadgets tecnológicos

Contradições

·       Convivência social X individualidade

 




Pesquisas Tema

Pesquisas relacionadas ao tema de produtos encontrados em desenvolvimento ou já desenvolvidos que possam servir como referência ou apoio.