Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

24.7.09

CanWe? - Promo

Esse é o vídeo promo do nosso projeto, simples e objetivo. Mostra o objeto final obtido pelo usuário, que é uma atividade em grupo com pessoas novas. Procuramos fazê-lo de forma provocativa, com frases que despertam vontades no espectador, e mostrando mais os resultados de usar o aplicativo do que o próprio uso.



O CanWe?, sendo um aplicativo para iPhone, deverá ser iniciado e configurado antes de mais nada. Sempre que executado, ira automaticamente capturar uma imagem do rosto do usuário, que irá para seu perfil. O próximo passo é configurar um perfil simples com as informações principais da pessoa, as quais normalmente queremos saber antes de conhecer alguém (se está ou não em um relacionamento, quantos anos tem, orientação sexual...)

Em seguida vêm o menu principal, onde deve-se escolher de uma a quatro atividades de uma lista já pré-definida. Cada atividade tem diversos modificadores, como no caso de Futebol, por exemplo, onde o usuário define se quer assistir ou jogar.

Escolhidas as atividades, basta clicar na função SCAN para que o CanWe? procure num raio de 100 metros ao redor do iPhone por pessoas com atividades em comum. Estas pessoas serão apontadas num GPS onde é possível visualizar o perfil delas, avisá-las por mensagem que estão dispostos a fazer uma mesma atividade, e então, se encontrar.

Equipe: Fábio Siebert, Fábio Teixeira, Guilherme Rovaris, Pâmela Riva

CanWe? - Simulação em Flash

Simulação do aplicativo em flash rodando em um iPhone.

Versão de teste, com apenas alguns comandos pré-estabelecidos para ver como o usuário se comportaria ao utilizar o aplicativo. A foto seria capturada pela câmera do iPhone, o nickname já como "Foca", a atividade "Food > Eat > Italian" entre outras configurações. Podendo assim ter uma idéia de como funcionaria o produto.





Equipe: Fábio Siebert, Fábio Teixeira, Guilherme Rovaris, Pâmela Riva

CanWe? - Making Of

Making Of da criação do CanWe?, dos testes de usabilidade, do promo final e outras imagens que não entraram na edição final.



Equipe: Fábio Siebert, Fábio Teixeira, Guilherme Rovaris, Pâmela Riva

CanWe? - Storyboard

Rascunho da idéia inicial para o vídeo promo.









Rascunho da segunda idéia e idéia final do vídeo promo.






















Equipe: Fábio Siebert, Fábio Teixeira, Guilherme Rovaris, Pâmela Riva

Protótipo: aura / Making of

Teste da interface e do produto com usuário.





Making of!

Marcador Digital de Livro: Pesquisa de Atividade














SEM O ARTEFATO

PESSOAS:

Estudantes e leitores

INTRUMENTOS:

Livros, revistas, jornais, canetas, lápis, réguas, marcador

OBJETO:

Texto -> Resultado = Conhecimento

DIVISÃO DO TRABALHO:

Diagramador -> organização do objeto

COMUNIDADE:

Estudantes, pesquisadores e outros leitores em geral (jovens, adultos e idosos alfabetizados).

REGRAS:

· Ler da esquerda para a direita

· Gramática

· Não pode riscar/anotar no instrumento


COM O ARTEFATO

PESSOAS:

Estudantes e leitores

INTRUMENTOS:

Livros, revistas, jornais, e o artefato em projeto

OBJETO:

Conteúdo -> Resultado = Conhecimento interativo multi-interdisciplinar

DIVISÃO DO TRABALHO:

Leitor ->Diagramador -> organização do objeto

COMUNIDADE:

Estudantes, pesquisadores e outros leitores em geral (jovens, adultos e idosos alfabetizados).

REGRAS:

· Gramática

· Cópia limitada


ATIVIDADES RELACIONADAS QUE SE CONECTAM

PESSOAS: Em ambos os sistemas as pessoas serão aquelas que praticam algum tipo de estudo, ou no mínimo tem hábito de ler e analisar os conteúdos do conhecimento.

INTRUMENTOS: Neste caso, devido ao artefato haverá uma diminuição de instrumentos para a realização das atividades. Desta forma, convergindo os instrumentos necessários para apenas um só instrumento.

OBJETO: Neste item os usuários experimentarão um novo resultado; o conhecimento interativo multi-interdisciplinar. Onde os usuários poderão realizar tipos de estudos mais interativos, facilitando a aprendizagem, seja individualmente ou em grupo.

DIVISÃO DO TRABALHO: Neste item os usuários terão acesso direto aos textos, fazendo com que os próprios usuários diagramem e formatem o conteúdo segundo suas próprias necessidades.

COMUNIDADE: Neste caso, poderá haver grupos de pessoas que rejeitam a tecnologia e outros que defendam o estudo ortodoxo e tradicional.

REGRAS: As regras limitam apenas à forma de leitura ocidental e às regras da gramática. Porém, a possibilidade de novas intervenções que não eram possíveis antigamente - por exemplo; anotar, marcar, ou recortar livros de usos públicos - serão permitidos através do artefato em projeto.

CanWe? - Teste de Usabilidade (Protótipo em PocketPC)

Teste aplicado com o protótipo rodando em um PocketPC, que também utiliza o sistema de touchscreen, como o iPhone.



Equipe: Fábio Siebert, Fábio Teixeira, Guilherme Rovaris, Pâmela Riva