Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

17.11.08

A necessidade

Necessidades do usuário

Loja virtual com facilidade na compra.
Compra rápida, certa e satisfatória.
Produtos bem dispostos, de forma que o cliente tenha sua necessidade atendida instantaneamente.
Orientação para comprar sem deixar o cliente com dúvida se está acertando ou não na compra.
Pagamento via on-line.

Bom saber...
Através da empresa FDT, existe um sistema de enviar flores para qualquer parte do mundo. A FDT é uma empresa que possui convênio com outras floriculturas em todo o mundo que “asseguram” a entrega do seu pedido em qualquer localidade. A desvantagem deste sistema é que o cliente paga taxa de intercambio, além do valor, em dólar, ser único para todos. O valor acaba ficando muito alto e como os produtos variam de acordo com o país e estação, o cliente não tem garantia que vai ser entregue o que ele viu no site.

Levantamento de lojas virtuais com mais destaque

Floricultura virtual de maior destaque

Flores on-line

Testemunho de cliente

A Flores On-line surpreende positivamente a cada compra que faço. É com certeza uma das melhores opções em se tratando de comercio eletrônico. Atendimento, qualidade de produtos, compromisso são apenas algumas das características desta empresa.

Pontos fortes:

Opção por ocasião
Site rápido e objetivo
Produtos bem dispostos

Pontos fracos

Não possui dicas ou auxílio na compra
Não oferece registro das compras anteriores
Não transmite sensações de uma loja virtual
Não dispõe informações sobre os produtos.
Ex: tamanho.

Lojas virtuais em Florianópolis

Fruta Flor

Pontos fortes

Possui os produtos bem dispostos
Site rápido e objetivo
Opções por ocasião

Pontos fracos

Não possui dicas ou auxílio na compra
Transmite frieza, descaso.
Não dispõe informações sobre os produtos.

Ju Flores

Pontos Fortes

Site rápido
Menu Objetivo

Pontos fracos

Não possui dicas ou auxílio na compra
Transmite frieza, descaso.
Não dispõe informações sobre os produtos.
Não oferece registro das compras anteriores
Não transmite sensações de uma loja virtual
Produtos dispostos de forma confusa

Basicamente não há uma “loja virtual” em Florianópolis, a maioria são floriculturas com sites que possibilita compra via on-line.

As páginas seguem um padrão, a maioria das páginas é muito poluída e com muitas informações, o que transmite desconforto e confusão ao cliente.

Relatório Individual

O projeto ainda está em fase de pesquisa de mercado, levantamento de dados e definição das necessidades dos usuários.

O entendimento destas questões está bem claro, porém ainda é preciso provar que são relevantes. Comprovando estas questões com pesquisa de campo e questionários, o próximo passo será o fluxograma.