Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

1.10.08

Moodle Acessível

O projeto consiste em desenvolver uma proposta de adequação da interface da plataforma Moodle para que ela atenda aos critérios de acessibilidade e usabilidade aos portadores de deficiência.

Os objetivos do presente projeto são:
  • Levantamento bibliográfico e análise crítica dos estudos de usabilidade da plataforma Moodle;
  • Levantamento bibliográfico e análise crítica de estudos de acessibilidade da plataforma Moodle;
  • Propor adaptação da interface que atendam as necessidades de treinamento da empresa interessada, unindo usabilidade e acessibilidade;

E educação a distância ocorre por meio da execução de serviços, disponibilização de tecnologia para suportar o conteúdo e o processo de aprendizagem e por fim, pelo conteúdo.
Em relação a tecnologia, existe no mercado um grande número de plataformas, ou ambientes virtuais de aprendizagem, para cursos on-line, com diferentes recursos de comunicação e colaboração, publicação e disponibilização de conteúdo.

Vários estudos já foram realizados sobre a usabilidade das interfaces que significa, de forma simplificada, a facilidade de usar e de aprender a usar, e isto repercute-se no grau de satisfação que o usuário sentirá (Smith & Maves, 1996).

De acordo com Catarina Reis, a usabilidade significa a facilidade de usar e de aprender a usar, e isto se repercute no grau de satisfação que o usuário sentirá e os aspectos estudados para esta avaliação são:

1. Estrutura da LMS. A plataforma é de fácil compreensão para o usuário, surgindo um menu que facilita o percurso do indivíduo pela LMS.

2. Navegação e orientação na LMS. Deve ser facilmente compreendido o local onde está a plataforma, bem como a navegação no seu interior.

3. Interface. O grafismo de uma plataforma pode seduzir ou não o usuário, e por isso contribuir para a sua utilização. Este indicador, devido à sua importância, não será considerado um subtópico da usabilidade, mas antes um parâmetro de avaliação.

A acessibilidade defende que o utilizador deve ser capaz de interagir com a informação independentemente das suas capacidades, por esta ser flexível. Esta característica permite, assim, que uma plataforma seja utilizada por pessoas com necessidades especiais, em contextos e situações diferentes, e com diferentes equipamentos. A acessibilidade da web traduz-se pela interacção que se potencia entre esta e o indivíduo, permitindo criar e contribuir para o seu desenvolvimento.

Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestao da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa. Em linguagem coloquial, o verbo to moodle descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo (Wikipédia).

A execução do projeto usará tecnologias para web e interação, tais como os programas da Adobe (Dreamweaver, Photoshop), o próprio Moodle, linguagens de programação como PHP, HTML, CSS, normas da W3C, testes de Acessibilidade e Usabilidade.