Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

24.7.09

Marcador Digital de Livro: Pesquisa de Atividade














SEM O ARTEFATO

PESSOAS:

Estudantes e leitores

INTRUMENTOS:

Livros, revistas, jornais, canetas, lápis, réguas, marcador

OBJETO:

Texto -> Resultado = Conhecimento

DIVISÃO DO TRABALHO:

Diagramador -> organização do objeto

COMUNIDADE:

Estudantes, pesquisadores e outros leitores em geral (jovens, adultos e idosos alfabetizados).

REGRAS:

· Ler da esquerda para a direita

· Gramática

· Não pode riscar/anotar no instrumento


COM O ARTEFATO

PESSOAS:

Estudantes e leitores

INTRUMENTOS:

Livros, revistas, jornais, e o artefato em projeto

OBJETO:

Conteúdo -> Resultado = Conhecimento interativo multi-interdisciplinar

DIVISÃO DO TRABALHO:

Leitor ->Diagramador -> organização do objeto

COMUNIDADE:

Estudantes, pesquisadores e outros leitores em geral (jovens, adultos e idosos alfabetizados).

REGRAS:

· Gramática

· Cópia limitada


ATIVIDADES RELACIONADAS QUE SE CONECTAM

PESSOAS: Em ambos os sistemas as pessoas serão aquelas que praticam algum tipo de estudo, ou no mínimo tem hábito de ler e analisar os conteúdos do conhecimento.

INTRUMENTOS: Neste caso, devido ao artefato haverá uma diminuição de instrumentos para a realização das atividades. Desta forma, convergindo os instrumentos necessários para apenas um só instrumento.

OBJETO: Neste item os usuários experimentarão um novo resultado; o conhecimento interativo multi-interdisciplinar. Onde os usuários poderão realizar tipos de estudos mais interativos, facilitando a aprendizagem, seja individualmente ou em grupo.

DIVISÃO DO TRABALHO: Neste item os usuários terão acesso direto aos textos, fazendo com que os próprios usuários diagramem e formatem o conteúdo segundo suas próprias necessidades.

COMUNIDADE: Neste caso, poderá haver grupos de pessoas que rejeitam a tecnologia e outros que defendam o estudo ortodoxo e tradicional.

REGRAS: As regras limitam apenas à forma de leitura ocidental e às regras da gramática. Porém, a possibilidade de novas intervenções que não eram possíveis antigamente - por exemplo; anotar, marcar, ou recortar livros de usos públicos - serão permitidos através do artefato em projeto.

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