Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

22.7.09

Storyboard


Pulseira que possibilita a interação entre os participantes da festa através de realidade aumentada.

O marcador de R.A seria impresso na mesma pulseira de consumação da festa.


Carlos
Renan
Vinícius

21.7.09

Ted Beer


Produto: Ted Beer 

Nosso produto e voltado para bares e casas noturnas focadas em inovação.

O objetivo  fazer com que o cliente sinta emoções e sensações com atendimento diferenciado estando dentro do estabelecimento.

Isso será possível através da mesa interativa, ativada com a tecnologia touchatag.

O cliente e responsável pelo seu pedido sem a intervenção de garçons, cada mesa recebe um kit bebidas e comidas, em miniatura para solicitar o pedido.

Equipe:

Cristiane Lehmkuhl

Diogo Suleiman


 



IDry


Equipe: 
Denise
Marilia
Vanessa

Esse projeto tem o intuito de proporcionar ao usuario organizacao do tempo na hora do banho com ele o 
consumidor pode acessar perfins musicais conforme seu humor gerando uma interatividade com o mesmo  
o aparelho idry proporciona tambem conforto e lazer, pode ser usado em piscina onde o mesmo marca pontuacao 
de diversos jogos atraves da captura de voz.

Fluxograma de interação


Grupo, Daniele Mayer, Gabriela Lemos, Laura Olivo.

Este e o fluxograma do nosso projeto de dono virtual.
Dono Virtual

Esse video trata-se de um produto destinado a entreter e cuidar do seu animalzinho mesmo quando vc esta longe ou seu animalzinho esta sozinho em casa.

CanWe? - Análise do Instrumento

ATIVIDADE SEM O ARTEFATO

Público:

- Tem uma rede de contatos já bem estabelecida

- Procura companheiros para atividades

Objeto:

- Atividade com outra(s) pessoa(s) ou organizar um evento

Instrumento:

- Convite

- Celular (SMS, ligação)

- Internet (MSN, Orkut, etc.)

Regras:

- Conhecer alguém

- Resposta (confirmação)

- Todas as partes irem para o mesmo lugar

Comunidade:

- Pessoas com contatos em comum de um mesmo meio social e/ou que tem atividades em comum

Divisão do trabalho:

- Idealizador do evento

- Define uma atividade (sugere uma atividade, caso ainda não a tenha definida)

- Procura contatos em potencial

- Convida

- Convidado

- Aceita o convite (ou sugere outra atividade)

Contradições

- Não conhecer alguem disposto a exercer a mesma atividade ou que tenha interesses parecidos (PUBLICO x REGRA)

- Não possui celular/telefone ou internet para convidar alguem (REGRA x DIVISÃO DO TRABALHO)



















ATIVIDADE COM O ARTEFATO


Público:

- Classe media-alta

- Procura novos companheiros para atividades

Objeto:

- Atividade com outra(s) pessoa(s) ou organizar um evento

Instrumento:

- Convite/abordagem

- CanWe?

Regras:

- Possuir um “CanWe?”

- Possuir interesse em comum com alguém no mesmo ambiente

- Todas as partes interagirem

- Resposta (confirmação)

Comunidade:

- Pessoas de um mesmo meio social (que se conhecem ou não) e/ou que tem interesses nas mesmas atividades naquele momento.

Divisão do trabalho:

- Ambas as partes configuram seu “CanWe?”

- Verificam se alguém naquele lugar tem interesses em comum

- Combinar (ou desistir)

Contradições:

- Apenas uma pessoa em determinado meio social possui um “CanWe?” (INSTRUMENTO x COMUNIDADE)

- Pessoas em um meio social possuem um “CanWe?”, mas não possuem interesses em comum (REGRA x COMUNIDADE)



































Equipe: Fábio Siebert, Fábio Teixeira, Guilherme Rovaris, Pâmela Riva

20.7.09

PALAVRAS CRUZADAS INTERATIVO



Nosso projeto trata de um jogo interativo de palavras cruzadas para estimular atividades cerebrais, inibindo desta forma, o mal de Alzheimer em individuos da terceira idade e tambem despertar o interesse dos idosos pela tecnologia e sistemas computacionais.

Contexto da Atividade


Atividade Atual

 

Objeto

·       Convivência social

·       Diversão lazer

Instrumento

·       Jogo de tabuleiro

Divisão do trabalho

·       Tabuleiro: uma pessoa precisa levar o jogo, em uma caixa. Necessita de um plano para o jogo.

Comunidade

·       Roda de amigos, reunião descontraída de pessoas

Regras

·       O tabuleiro é rígido, não admite outra configuração de interface

·       Necessita de um tabuleiro, um instrumento de sorteio (dado, roleta, cartas, etc...). Cada jogador tem sua vez de jogar utilizando o instrumento de sorteio, quando todos jogaram é caracterizado o turno

Pessoas

·       Público de diversas idades que apreciam lazer com amigos

Contradições

·       Pelo fato de ser uma interface rígida e imutável no tabuleiro, o público acaba preferindo jogar em meio eletrônico, no computador, onde a versatilidade de interfaces é bem maior.

 


 

Atividade com o Artefato

 

Objeto

·       Convivência social

·       Diversão lazer

Instrumento

·       Jogo projeção laser

Divisão do trabalho

·       Precisa apenas que um participante possua o dispositivo

·       Os participantes podem jogar simultâneamente

Comunidade

·       Roda de amigos, reunião descontraída de pessoas

Regras

·       Possibilita diversas interações

·       Em um jogo estilo Tetris, diversos jogadores podem jogar ao mesmo tempo, lançando peças aos demais participantes

Pessoas

·       Público jovem, com interesse em gadgets tecnológicos

Contradições

·       Convivência social X individualidade (pode-se jogar sozinho)

 

 


 

Atividades Relacionadas

 

Objeto

·       Convivência social

·       Diversão lazer

·       Automação residencial

·       Interface universal

Instrumento

·       Projetor laser

Divisão do trabalho

·       Precisa apenas do dispositivo

·       Projeta sobre uma superfície plana.

·       Pode controlar o televisor, a iluminação de ambientes, aparelhos eletrônicos distribuídos pela residência.

Comunidade

·       Público jovem, com interesse em gadgets tecnológicos

Regras

·       Possibilita diversas interações

·       Para cada tarefa, o dispositivo pode projetar uma interface diferente.

Pessoas

·       Público jovem, com interesse em gadgets tecnológicos

Contradições

·       Convivência social X individualidade

 




Pesquisas Tema

Pesquisas relacionadas ao tema de produtos encontrados em desenvolvimento ou já desenvolvidos que possam servir como referência ou apoio.



17.7.09

CanWe? - Pesquisa de Similares

Foram encontradas diversas redes sociais móveis, mas todas implementadas em celulares e gadgets (iPhone, Black Berry...).
Os similares encontrados funcionam como um Orkut ou Facebook, permitindo ao usuário criar um perfil e participar apenas de uma rede generalizada que liga ele aos seus conhecidos. O "CanWe?" irá incentivá-los a conhecer pessoas novas casualmente, como foi explicado no post anterior.

Similar 1 - www.mobilekeeper.com










Similar 2 - www.spriteyard.com










Similar 3 - www.toai.com.br










Similar 4 - www.trapster.com










Similar 5 - www.zyb.com










Equipe: Fábio Siebert, Fábio Teixeira, Guilherme Rovaris, Pâmela Riva

Conceito

Nossa idéia é baseada em uma tecnologia que utiliza projeção laser com captura de movimentos, buscando promover o lazer através da interação gestual entre vários usuários. 
O dispositivo funcionará por meio da projeção laser de um ambiente virtual "jogos" onde participantes irão interagir entre si sem a necessidade de botões utilizando apenas gestos na superfície de projeção. 

Grupo: Daniel Hildebrandt
              Thiago Furtado  
              Talles Oliveira
              Guilherme Cândido


Aura

O produto
Aura é um produto conceitual destinado a interação e relacionamento de pessoas em eventos de massa.

Tecnologia
A tecnologia utilizada é Realidade Aumentada destinadas a Smartphone.

Como funciona
Ao usuário direcionar seus aparelhos (Smartphones) a outros usuários eles visualizam instantaneamente informações que estimulem a sua interação com outros usuários.



CanWe? - Idéia

Nosso produto pretende unir pessoas com interesses/vontades parecidos, mesmo que não se conheçam, atravéz de uma rede social digital.

Em forma de gadget (ou aplicado em um gadget já existente), ele irá avisar o usuário que ele está próximo de pessoas com as quais ele tem chances maiores de se relacionar, ou que ele possa ter interesse em conhecer, comparando o perfil dos dois usuários e verificando as atividades que ambos estão dispostos a fazer.

A intencão final do produto será ajudar as pessoas a se aproximarem das suas "tribos", influenciando-as a conhecer pessoas novas.

Equipe: Fábio Siebert, Fábio Teixeira, Guilherme Rovaris, Pâmela Riva

Segue abaixo um video explicativo.