Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

25.2.08

Desenho Colaborativo para Moda

Foi entrevistada uma Designer especialista em Moda Formada pela UFG em Design Gráfico com especialização pelo SENAC em Fashion Design , uma formanda do curso de Design de Moda da UDESC dona de seu próprio Ateliê e uma estudante do curso Técnico de Design de Moda pela UNISUL, a respeito de seus conhecimentos em relação a desenho colaborativo.

Todas as entrevistadas informaram que já participaram de desenho colaborativo e afirmaram que é uma ferramenta indispensável para criação.
No caso das designer já formadas que atuam em ateliês, existe uma metodologia hierárquica no desenvolvimento dos projetos, pois durante a elaboração do projeto (desenho) pelo modelista, os responsáveis por outros setores do ateliê (Designer estilista, supervisor de tecidoteca, chefe de costura, etc) participam dando detalhes de possiveis erros de projeto, redesenhando-os durante a elaboração do projeto.

Isso também acontece em reuniões de projetos onde todos os interessados dão suas opiniões através de inserções e alterações de detalhes no modelo (desenho) apresentado durante a reunião.

No caso da estudante do Curso Técnico, é mais comum o desenho colaborativo em trabalhos de criação em equipe e por parte das alterações sugeridas constantemente pelos professores durante a elaboração do desenho.

Todas as entrevistadas afirmaram que é necessária uma troca de informações visuais com outros tipos de desenhistas, tais como grafiteiros, designers gráficos, artistas, etc, pois essa interação com outras áreas através da ferramenta desenho, fornece referencias visuais diferentes das que elas já possuem, e segundo elas, um bom profissional de moda deve estar sempre alerta para todas as tendências sem nenhuma espécie de preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário