Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

25.2.08

Ploc Ploc - Entrevista com Pedagoga

Foi realizada uma entrevista com Marinês da Rosa, que trabalha com ensino de crianças há 26 anos na AEBAS - Associação Evangélica de Assistência Social e é estudante do último ano do Curso Médio Superior (para crianças do ensino fundamental). 

Foi constatado que as crianças com dificuldades de interação sofreram ou sofrem algum tipo de repressão familiar ou entre seus amigos, ou foram vítimas de maus tratos. Há várias formas de se tratar de uma criança com esse tipo de dificuldade, segundo Marinês. Desde brincadeiras até brinquedos específicos que colocam situações que fazem a criança mudar sua postura ao enfrentar algum tipo de situação. Procura-se, sempre mostrar um outro lado para ela, diz Marinês. Dando carinho, atenção e amor, fica muito mais fácil tratar esse tipo de problema.

Para Marinês, os brinquedos interativos, assim como qualquer outro tipo de recurso para a educação, tem de ser acompanhado por especialistas, como psicólogos e pedagogos. Deve-se tomar cuidado para não tornar um relacionamento entre ambos vicioso, fazendo com que a criança saia de um problema, mas entre em outro.

A utilização benéfica do ''amigo artificial'' aconteceria com a moderação e controle das brincadeiras. A interação entre elas deve ser saudável para que a criança não se desgarre do mundo real.


Nenhum comentário:

Postar um comentário