Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

8.12.08

Maquete 3D

Levantamento de informações:

1º Estudo
Estudo das tarefas realizadas para o desenvolvimento de maquetes eletrônicas.

Para a realização de um projeto envolvendo 3D e maquete eletrônica, é necessário ter um bom conhecimento em desenho técnico, desenho arquitetônico. Reconhecer os elementos de planta baixa e suas vistas e saber também usar o escalímetro para poder transcrever as medidas do desenho. Ter conhecimentos sobre vários tipos de materiais e seu uso, processos e seus acabamentos, como também o diversos elementos que irá compor o espaço, como: portas, janelas, camas, mesas, cadeiras, luminárias, pias, vasos entre outros. Quanto maior é o seu conhecimento sobre esses elementos mais fácil fica de entender o detalhamento do projeto ou de propor alguma alteração no mesmo.
Para um melhor entendimento do projeto que ira iniciar, devemos analisar com muita atenção projeto como um todo. Só assim teremos e o máximo de informação sobre o projeto. Tendo a possibilidade de esclarecer esses dados com a pessoa responsável sobre projeto e a quem o desenho e projeto é importante.

Havendo dessa maneira o saneamentos de todas as dúvidas com o responsável , antes de iniciar o trabalho. Fazendo isso, evita-se ter que refazer o trabalho ou ficar parando o trabalho para tirar dúvidas.

Após ter tirado as dúvidas sobre o projeto, o próximo passo é iniciar o desenvolvimento de uma maquete eletrônica, com as transferências e as medidas, fazendo as paredes das maquete 3D.
(Em alguns programas a transferência das medidas, se faz com o uso do escalimetro, sobre o desenho impresso. Por não haver uma forma ou formato de importar o arquivo com o desenho, ou até mesmo pela forma de construção,é devido o funcionamento de alguns programas. Quando é feito dessa forma deve se ter muita atenção, com a escala indicada no projeto.)
Depois de ter importado o desenho em planta baixa, ou ter passado as medidas para o programa, é a hora de levantar as paredes e fazer as aberturas, colocando as portas e janelas. Feito isso o próximo passo é começar a mobiliar o ambiente, e por os objetos de decoração. Em alguns projetos há a necessidade de se criar um mobiliário ou uma peça nova. Para esses também existe um projeto, contendo desenhos e informações sobre ele. Deve-se sempre verificar as medidas, de acordo com o projeto. Depois de tudo mobiliado, vem o projeto do gesso. Esse projeto contém o desenho que será usado com o. gesso, as medidas e posição que será colocado no teto. E por fim o projeto da luz, onde vão ficar os pontos de luz e que tipo de luz vai ser usada. Nessa etapa é configurada as luzes do ambiente, a fim de obter um melhor acabamento das imagens geradas.
Com a configuração da luz pronta, fica fácil de fazer o detalhamento do projeto, colocando as cores, as imagens, as texturas e o tipo do acabamento dos objetos. Esses elementos são colocados no final, para poder ajustar as matérias, já com a influência da luz. Com isso evita-se o estouro de luz na imagem, e também se tem uma melhor definição, na volumetria do ambiente. Ao final do trabalho são geradas as imagens, essas que serão usadas na apresentação do projeto. No entanto não são somente obtidas apenas as imagens, como produto final do processo, também temos que levar em conta a própria maquete em 3D. Esses produtos, muitas das vezes podem ser aproveitados, podendo ser exportando para outro programa, e com isso abre a oportunidade de trabalhar com interação dentro do modelo 3D.

Pontos chaves do estudo
O trabalho requer atenção no seu desenvolvimento (escalas, matérias, luz,...)
O tempo do trabalho esta ligado com a complexidade ou o tamanho do projeto, no geral é gasto muito tempo no seu desenvolvimento.
Ao final do processo é obtido dois tipos de arquivos que poderão ser trabalhados, um é o arquivo de imagem e ou outro é o arquivo em 3D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário