Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

8.12.08

Maquete 3D

Relatório parcial do projeto

Até o momento foi realizado, o estudo do desenvolvimento das maquetes.
Esse estudo mostrou o conhecimento necessário e as diversas tarefas realizadas pelo desenvolvedor de maquetes eletrônicas para realização de um projeto.
Verificou-se que ao final de todos os projetos, sempre se obtém dois tipos de arquivos distintos, um a própria maquete em 3D, que na grande maioria dos programas podem ser salvos ou exportados pra um outro formato de arquivo 3D. Isso apontou a possibilidade de se trabalhar com diversas ferramentas em 3D. Com essas o desenvolvedor de maquete tem maior qualidade na interação.
O outro tipo de arquivo gerado é o produto final de um projeto, que são as imagens geradas a partir de um maquete em 3D. Esses arquivos também podem ser usados pelo desenvolvedor para gerar interação e ampliar a percepção do projeto.

Outro estudo realizado foi o estudo das tecnologias potencias existentes.
Esse estudo teve como finalidade fazer uma varredura nas tecnologias existentes relacionadas na área, a fim de identificar um modo de tornar os projetos mais interativos e ampliando a percepção dos clientes.
Sempre levando em conta o custo e o tempo para sua realização.
Foram estudadas diversas ferramentas de desenvolvimento e interação 3D.
E o estudo indicou que na grande maioria dessas ferramentas havia algo que tornava inadequada para esse projeto, ou devido ter um alto custo, ou pelo tempo de trabalho para realizar o projeto, e em outros casos o que tornava inviável era o tempo de aprendizado da ferramenta.
Por fim os estudos apontaram que o caminho mais viável para esse projeto é trabalhar com as imagens geradas a partir do modelo 3D e não com o modelo. Trabalhar com as imagens além de ser mais simples e ter um custo quase zero e muito mais rápido que preparar um arquivo em 3D.

Já estava um bom tempo curioso para saber como são feitas as maquetes interativas. Em muitos jogos 3D a base é a mesma. Descobri algumas formas de se fazer e todas levam um bom tempo, de trabalho e conhecimento. Uma ferramenta que me chamou atenção além do 3D Max, foi o Blender pelo potencial da ferramenta com uma grande vantagem de ser gratuito.
No início por não ter uma visão clara de como iria chegar a uma solução. Eu estava bem apreensivo, e não sabia se ia dar conta de alcançar os objetivos do projeto. Com o decorrer do tempo do projeto e os estudos, foi abrindo um caminho mais adequado e legal pra ele. O bacana dos projetos é que eles mostram não aquilo que você quer, mais sim o que ele precisa.

O próximo passo agora é gerar os modelos e com base nos estudos realizados, iniciar o modelo detalhado que servirá de guia, para que outros desenvolvedores possam realizar sua maquete interativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário