Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

8.12.08

Maquete 3D

Levantamento de informações:

2º Estudo
Estudo das tecnologias emergentes.

Esse estudo tem por finalidade, identificar a tecnologia que possa ser usada, para gerar interação nas maquetes eletrônicas, levando em conta os custos para ser desenvolvido.

No estudo anterior verificou-se a possibilidade de se trabalhar com dois tipos de arquivos, um de imagem e o outro em 3D. Levando em conta essas informações, esses estudos, foi dividido em duas partes a primeira com o modelo 3D e na segunda parte com a imagem.

Usando modelo 3D:

Para se gerar interação com o modelo 3D é necessário desenvolver o modelo. Pode ser desenvolvido em vários programas existentes no mercado como: AutoCAD, ProMOB , 20 20, SketchUp entre outros. O modelo gerado deve ser o mais leve possível, contendo poucos polígonos, esse tipo de modelo é chamado de Low Poly.

Depois disso o modelo deve receber, as texturas e a iluminação. Com essas informações será criada uma imagem, que ira envolver o modelo. Esse processo é chamado de mapeamento. Essa técnica é usada no desenvolvimento de jogos em 3D, a fim de reduzir tempo de processamento do modelo 3D.

Para criar o mapeamento no modelo, pode-se exportar o modelo para o 3D Max esse programa é um dos mais conhecidos do mercado, aceitando diversos tipos de arquivos 3D, além de ter uma grande quantidade de plugins, que auxilia no desenvolvimento.
Para fazer as interações é usado um tipo de programa, que é a base dos jogos. Esse tipo de programa é chamado de Engine, é ele que gerencia as informações e torna a interações possíveis. Há vários tipos de engines e programas, que fazem essas iterações e na grande maioria eles são pagos.

O Blender é outro programa de desenvolvimento 3D. E uma das vantagens é que ele é gratuito, além gerar modelo e fazer animação ele possui uma engine própria podendo criar interações e jogos.


Pontos chaves do estudo

O modelo usado deve ser leve, contendo poucos polígonos, também deve ser gerado um mapeamento da textura sobre o modelo a fim de reduzir o processamento.

O 3D Max é a ferramenta mais difundida e que possui maior quantidade de programas que auxilia no desenvolvimento. Vantagem é o acesso a informação, desvantagem um alto custo das ferramentas como um todo.

O Blender é uma forte ferramenta de desenvolvimento e pouco difundida. Vantagem é gratuito. Desvantagem, necessita conhecimento especifico e tempo para saber usar.

Fontes de estudo:

Estudo Interação
http://www.allanbrito.com/category/3d-interativo/
http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15455

SketchUp
http://www.sketchupbrasil.com/
http://sketchup.google.com/

3Ds Max
http://www.tresd1.com.br
Nova 2008
http://www.vertice.fr/DownloadPLE.aspx?lang=en
DX Studio
http://www.dxstudio.com/index.aspx
Esperient Creators
http://www.esperient.com/
Demicron WireFusion
http://www.tdt3d.com/articles_viewer.php?art_id=125

Blender:
http://www.blender.org/
http://www.blender.com.br
http://www.blendermasters.com/cms/pt-br
http://www.procedural.com.br/modules/news/
Passeio Virtual com o Blender:
http://cogitas3d.procedural.com.br/tutos/radiosidade.html
Blender tutoriais em português: http://www.blender.com.br/index.php?option=com_fireboard&Itemid=10&func=view&catid=1&id=649#649

Nenhum comentário:

Postar um comentário