Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

21.2.08

Projeto Central de Comunicação e Informação Pública




Bruno Quint Berretta
Felipe Miranda
Thais Cardoso

Escritório de Design Virtual



Uiara e Kenji

Projeto experimental Tribograph



por Felipe Santos
Rodrigo Biz
Rodrigo Wan-Dall

APANHADOR DE SONHOS

Apanhador de sonhos

Video apanhador de sonhos
Equipe: Jordana, Silmara, Nicole, Livia.




Laboratório Apple da Unisul

É uma delícia trabalhar nesse lugar! Imacs G5 com Leopard. Uau!

Fotos dos alunos criando seus vídeos de conceitualização de projeto.

Uiara e Maicon

Pedro, Joao e Fernando

Livia, Jordana, Silmara e Nicole

Projeto de Design de Interação para Ambientes VIrtuais de Aprendizagem!

Segue o vídeo!

Vilson e Maiara!

Prazeres Complicados

Exercício rápido realizado com meus alunos de Design da Unisul: criar o conceito de um produto que explore uma fobia, sem necessariamente curá-la ou incentivá-la. A idéia é deixar livre para o usuário se conhecer melhor.

Destaques

Fobia: Medo de agulha de seringa
Aluno: Felipe Araujo de Miranda Gomes
Conceito: luminária inspirada em um feto incubado de cabeça para baixo. Ao inserir uma agulha na cabeça de um feto, acendem lâmpadas dicróicas na bunda do mesmo.

Fobia: Medo de escuro
Aluna: Luiza Caneschi
Para quem tivesse medo de escuro tivesse sensores na cama que captariam movimentos da pessoa. No momento que a pessoa fosse dormir, as luzes estariam acesas e os sensores captariam movimentos fazendo permanecer a luz acesa. Quando a pessoa conseguisse dormir, os sensores captariam o corpo relaxado e apagariam-se as luzes. Logo que a pessoa estivesse acordando, os sensores captariam os movimentos e automaticamente as luzes se acenderiam.

Fobia: Medo de lugar fechado
Aluno: Felipe Santos
Conceito: Uma cama em forma de caixao, que 30 minutos apos a pessoa deitar, ela se fecha, no intuito de que apos a pessoa pegue no sono, ela se feche. Ao deitar para dormir, a pessoa ficara pensando que a tampa ira fechar. Isso fara com que ela sonhe com a tampa se fechando, que ela estara presa. Ao sonhar ela ira despertar rapidamente e, com a tampa fechada ela tera uma bela reacão, ou sua fobia ira piorar, ou se curar de vez!

Fobia: Soltar gases em público
Aluno: Bruno Berretta
Conceito: Filtro com catalizador de odores integrado as roupas intimas do cidadao que possui essa fobia, (com abafador de sons, claro) que ao mesmo tempo que filtra os gazes nocivos emitidos na atmosfera terrestre, transforma o desagradavel odor, tambem conhecido como fudum, em agradaveis fragancias que podem ser escolhidas pelo usuario.Pense no sucesso que seria, voce suando frio ao lado de uma beldade no elevador, louco para liberar aqueles monstro etereo que ronca sem parar em seu abdome, e ao inves do famoso fudum afugentador, suas roupas intimas liberarem uma fragrancia tao agradavel que podera ser um motivo para aproximacao da pessoa ao seu lado, resumindo sua fobia com certeza se torna-ra em uma prazerosa experiencia.

Fobia: Medo de estragar o computador
Aluno: Vilson Martins Filho
Conceito: Criar um computador modular que pode ser desmontado. Detalhe, ele funciona como um tablet. Pode tambem ter acabamento pelucia do, ou fazer alguns grunidos. Conforme o uso, a pessoa vai perdendo o medo de "estragar" o computador, de "fazer alguma coisa errada" pois, independente do modo como ele 'e desmontado ou descontruido (software ou hardware) ele continua sempre funcionando. Teconolgia de cominicacao entre as partes utilizaria bluetooh, inducao infra vermelha. O intuito e que a pessoa possa dismontar o computador, tendo ela raiva, curiosidade, medo ou uma simples curiosidade.

Fobia: Medo de altura
Aluno: Joao Ricardo Machado
Conceito: Máscara de dormir com display virtual. A máscara deve ser utilizada antes do usuário dormir e irá projetar diretamente aos olhos do usuário vídeos que simulam um vôo ou mesmo uma volta em uma montanha russa.

Esquentador de orelhas


Durante a primeira aula, a aluna Jordana criou um conceito interessante para exploração de crendices populares. Trata-se de um brinco conectado via wireless que esquenta toda vez que é detectada uma menção ao seu nome nos recados de seus amigos no Orkut.