Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

25.2.08

Pesquisa para ambientes virtuais de aprendizagens

Segue abaixo a pesquisa resumida.


A pesquisa foi feita com o senhor Renato Grigolo, economista, que participou do curso à distância "Iniciando um pequeno grande negócio" do  SENAI.


Ele acredita que o curso atendeu as suas expectativas não só no conteúdo das lições, mas também na flexibilidade dos horários. Professores disponíveis para dúvidas e fórum de discussao entre os alunos, também foram pontos positivos para ele.


Para ele, o curso tem muitas vantagens, tais como a possibilidade de estudar em qualquer ambiente que possua internet, como  banheiro, avião e cafeteria. Outra vantagem que ele cita é não precisar se deslocar de sua casa para a escola, poupando dinheiro tanto para o aluno quanto para o professor.


A desvantagem para ele é que se o aluno não for dedicado o suficiente e não tiver força de vantagem ele não vai progredir nos estudos e vai ficando pra trás.


Ele ficou fã do estilo de ensino pela praticidade de estudos e pela facilidade do horário. Faria novamente sem pensar!

Telefone híbrido: em casa é fixo, na rua é celular

Operadoras telefônicas já estão testando e comercializando telefones que juntam em um mesmo aparelho a praticidade da telefonia móvel e os custos mais baratos de ligação fixa.
O funcionamento é simples: quando você está em casa, o aparelho realiza as ligações pela rede fixa, com a comodidade de um telefone sem fio; ao sair de casa, o sinal de celular passa utilizado para efetuar as chamadas.
Porém há uma desvantagem. Em muitos planos, sai muito mais em conta realizar ligações de celular para celular ou de fixo para fixo. É uma possibilidade que deveria ser estudada para dar a opção ao usuário para poupar o seu bolso.
Essa idéia também poderia ser aplicada a um orelhão, a medida em que o usuário passa na área de cobertura possa estar realizando chamadas com o custo de ligações do telefone público.

O urso Ploc Ploc por Vinicius



O Vinicius tem 6 anos e no video ele aparece desenhando e no final ele explica o seu desenho.

Planejamento de Teste de Usabilidade

Materiais:

1. Usar camera
2. Urso(animal de pelucia) - Identidade
3. Criança ( usuario)

Proposta 

Explicar para a criança sobre o teste de forma simplificada.
O urso sera manipulado pela criança. E uma pessoa ira fazer os mecanismos do urso, voz,falaz etc.
Resultado: Interaçao da criança com o urso. Captar a reaçao da criança. Sentimentos emoçao.Primeira reaçao da criança com com o urso "Ploc - Ploc".  

Definição ou indefinicao do publico alvo do novo orelhão

Não acho que o novo orelhão deva ser projetado apenas a um publico alvo porque o telefone publico como o próprio nome diz não pertence a uma classe, deve pertencer a todos.

O que realmente é relevante nesse caso seria o local de instalação do novo telefone, visto que será um investimento relativamente grande, e os orelhões já existentes são constantemente vandalizados, a Anatel gasta milhões por ano somente arrumando os terminais telefônicos estragados pelo povo.

Acredito que deixando os novos terminais em lugares como universidades, shoppings, enfim lugares com certa segurança para que aja um entendimento gradativo do publico para com o novo periférico para depois então disponibilizá-lo nas ruas.

Diagrama Tribograph

Pesquisa tecnologia e afins

A anatel decidiu submeter a pesquisa publica, a proposta que preve a subistituicao de aproximadamente 8500 orelhoes, ou postos de servicos, por um sistema chamado backhauls, que tem infra-instrutura banda larga, o que beneficiaria 3570 municipios sem a mesma. As empresas de telefonia fixa ficarao responsaveis apenas pela construcao da infra instrutura da rede banda larga, e nao serao obrigadas a garantir os pontos de acess, tarefa que sera feita por provedores ou prestadoras custeadas pelo governo.

edit - resultado de pesquisa com o usuário

Na pesquisa realizada com usuários de programas de edição de vídeo, realizada com 20 pessoas através de um questionário virtual e depoimentos por vídeo de profissionais, foram obtidos os seguintes dados:

ESTATÍSTICAS

- O nível de conhecimento dos Amadores (médio) prevaleceu ao nível de profissionais, que utilizam seus videos para lazer na maioria das vezes.

- A forma de armazenamento mais utilizada é o computador (HD), sendo que em caso de dúvidas os usuários recorrem preferencialmente aos fóruns, internet, revistas.

- 13 das 20 pessoas acreditam em uma forma diferenciada de editar videos, como por exemplo uma forma mais física do que virtual.


PROBLEMAS E DIFICULDADES DOS USUÁRIOS

- Os usuários de baixo e médio conhecimento, afirmam não terem conhecimento suficiente das ferramentas dos softwares, além destes serem muito complicados, difíceis de aprender e utilizar.

- Perde-se muito tempo trabalhando em cima da edição e dependendo das configurações de cada computador leva-se muito tempo salvando, transformando e exportando para outros formatos.

- Os programas apresentam demasiada informação, deixando os usuários confusos quanto a lógica de funcionamento.

- Já os profissionais atribuem a dificuldade maior ao uso e quantidade de atalhos, efeitos especiais e regulagens.

O urso Ploc Ploc por Henrique



O Henrique tem 6 anos, no video ele aparece desenhando o urso ploc ploc na forma que ele imagina e no final do video ele explica o desenho.

Manias durante uma ligacao

As pessoas não ficam muito tempo parado dentro de um orelhão, ficam sempre procurando algo para mexer botar as mãos.

O que as pessoas fazem hoje em dia:

- Desenhar ou escrever alguma coisa em um papel.

- Mexer na cordinha do telefone.

- Colocar informações úteis no orelhão (mapa, noticias da semana, e etc).

- Ligações rápidas permanecem de 30 segundos a 3 min.

O que as pessoas querem:

- Joguinhos rapidos.

- Noticias do dia.

- Mapa.

Resultado de Pesquisa

* Pesquisa realizada com 24 pessoas


Ploc Ploc - Entrevista com Pedagoga

Foi realizada uma entrevista com Marinês da Rosa, que trabalha com ensino de crianças há 26 anos na AEBAS - Associação Evangélica de Assistência Social e é estudante do último ano do Curso Médio Superior (para crianças do ensino fundamental). 

Foi constatado que as crianças com dificuldades de interação sofreram ou sofrem algum tipo de repressão familiar ou entre seus amigos, ou foram vítimas de maus tratos. Há várias formas de se tratar de uma criança com esse tipo de dificuldade, segundo Marinês. Desde brincadeiras até brinquedos específicos que colocam situações que fazem a criança mudar sua postura ao enfrentar algum tipo de situação. Procura-se, sempre mostrar um outro lado para ela, diz Marinês. Dando carinho, atenção e amor, fica muito mais fácil tratar esse tipo de problema.

Para Marinês, os brinquedos interativos, assim como qualquer outro tipo de recurso para a educação, tem de ser acompanhado por especialistas, como psicólogos e pedagogos. Deve-se tomar cuidado para não tornar um relacionamento entre ambos vicioso, fazendo com que a criança saia de um problema, mas entre em outro.

A utilização benéfica do ''amigo artificial'' aconteceria com a moderação e controle das brincadeiras. A interação entre elas deve ser saudável para que a criança não se desgarre do mundo real.


Ploc Ploc - Brinquedo Interativo

Diagrama: Juliana Goes
Ploc Ploc - Brinquedo Interativo


Desenho Colaborativo para Moda

Foi entrevistada uma Designer especialista em Moda Formada pela UFG em Design Gráfico com especialização pelo SENAC em Fashion Design , uma formanda do curso de Design de Moda da UDESC dona de seu próprio Ateliê e uma estudante do curso Técnico de Design de Moda pela UNISUL, a respeito de seus conhecimentos em relação a desenho colaborativo.

Todas as entrevistadas informaram que já participaram de desenho colaborativo e afirmaram que é uma ferramenta indispensável para criação.
No caso das designer já formadas que atuam em ateliês, existe uma metodologia hierárquica no desenvolvimento dos projetos, pois durante a elaboração do projeto (desenho) pelo modelista, os responsáveis por outros setores do ateliê (Designer estilista, supervisor de tecidoteca, chefe de costura, etc) participam dando detalhes de possiveis erros de projeto, redesenhando-os durante a elaboração do projeto.

Isso também acontece em reuniões de projetos onde todos os interessados dão suas opiniões através de inserções e alterações de detalhes no modelo (desenho) apresentado durante a reunião.

No caso da estudante do Curso Técnico, é mais comum o desenho colaborativo em trabalhos de criação em equipe e por parte das alterações sugeridas constantemente pelos professores durante a elaboração do desenho.

Todas as entrevistadas afirmaram que é necessária uma troca de informações visuais com outros tipos de desenhistas, tais como grafiteiros, designers gráficos, artistas, etc, pois essa interação com outras áreas através da ferramenta desenho, fornece referencias visuais diferentes das que elas já possuem, e segundo elas, um bom profissional de moda deve estar sempre alerta para todas as tendências sem nenhuma espécie de preconceito.

Maiara+Vilson = Design de Interação para Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Resumo de Projeto





Diagrama Orkutício

Diagrama das atividades que o usuário do orkut exerce ao entra no programa.

Essas seriam as suas ações costumeiras, o dia-a-dia dentro do Orkut.

Pesquisa baseada na maioria dos usuários.

PAÍNEIS SEMANTICOS – Escritório de Design Virtual


Painel Semântico 01 – Estilo de Vida
Este painel retrata o estilo de vida do público alvo.
São pessoas do sexo masculino e feminino, com idade média de 20 e 45 anos, solteiras e casadas, de classe social média e alta. Trabalham e estudam. Possuem uma rotina corrida e utilizam todos os meios possíveis para facilitar o dia-a-dia e não perder tempo.
Pessoas que apreciam fazer coisas, diferentes, e se atentam as novidades,curtem eventos sociais de arte e cultura.
Residem principalmente em grandes centros urbanos.


Painel Semântico 02 – Expressões do Produto
Este painel retrata a expressão do site. Espera-se um site prático, simples, claro, leve, limpo, rápido,poucas unidades, organizado, fácil entendimento,minimalismo,ícones com configurações esquemáticas (sombras, manchas,chapadas, silhuetas),harmonia,equilíbrio(simetria),contraste de cores.





Painel Semântico 03 – Tema Visual

Este painel retrata o tema visual que o site deve retratar, o espírito pretendido com este projeto.Um site que seja simples, leitura visual de forma clara, objetiva e sutil.
Foram escolhidos exemplos do site da Apple e do designer Karim Rashid para servir de referencia para a criação do site do Escritório de Design Virtual. Essa referencia é considerada o que há de melhor no design mundial. Os sites ilustram soluções simples que refletem o bom gosto que é apontado para esse projeto.



Entrevista com usuários de celular e de orelhão.

Entrevista para o produto EDIt

Entrevista realizada com o cinegrafista e editor Irapuã Porto trabalha com a produtora beach byte (http://www.beachbyte.com.br/), principal fornecedora da tv a cabo sportv, ele como profissional relata como é trabalhar com os softwear de edição e faz comentários sobre o projeto conceito EDIt.


Vídeo Orkutício

Bom, ai vai o vídeo... caso não dê para ouvir eu transcrevi o audio embaixo do vídeo.



Transcrição do Áudio.


(juntos) Boa Noite!


(luiza) Você já teve que sair de casa antes de receber uma resposta?


(eduardo) Você já esqueceu do aniversário do seu amigo, ele ficou chateado e você perdeu aquela festa?


(luiza) Você já quis enviar uma mensagem e o firewall do seu trabalho estava bloqueado?


(eduardo) Você já quis sair da frente do computador, mas ao mesmo tempo não quis ficar por fora das novidades?


(eduardo) Chega agora mais uma novidade no mercado, um novo acessório para o seu dia-a-dia.


(luiza) Uma nova maneira de você não se desconectar com o mundo!


(juntos) Vem aí... Orkutício!


(eduardo) Com o Orkutício você pode checar e enviar mensagens para seus amigos de qualquer parte do mundo.


(luiza) Você não vai ter mais desculpas para esquecer o aniversário do seu melhor amigo.


(eduardo) Você também poderá mandar mensagens para os amigos que você não possui o telefone.


(luiza) Também como checar seu perfil resumido com algumas informações como, nome completo, cidade, email, msn...


(luiza) Você não vai ficar fora dessa...


(eduardo) Vai?

macsoft?

pesquisa para grupo parceiro

Próximo passo agora é pesquisar que atividades, necessidades, desejos, sensações e pensamentos o público escolhido tem ao frequentar lugares públicos.

Pesquisa do usuário.
meta: aprofundar dados do comportamento psíquico do usuário em locais públicos.
método: grupo parceiro escolhe.