Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

30.6.11

LOCALIS

Este projeto tem o objetivo de melhorar o sistema de informações de ônibus para Curitiba e sinalizar rotas para outros meios de transporte, como carros ou a pé, além de facilitar o usuário visualizar pontos da cidade, como bancos, farmácias, shoppings, etc.


Primeiro organizamos as principais questões para definir nosso objetivo definindo o por que e para quem estávamos fazendo o projeto, para então definirmos o público alvo. Que neste caso são Estudantes e Trabalhadores. Pensando nisso, desenvolvemos personas e situações para analisar tarefas que cada uma iria realizar, como por exemplo, quando o carro de alguém quebra e essa pessoa está despreparada de informações sobre ônibus e precisa disso rapidamente, ou um estudante do interior em uma cidade nova para ele e grande como Curitiba, mas também pensando nas classes mais baixas que mal tem acesso ao computador. Através desse método pudemos extrair quais eram as principais necessidades desse publico alvo. 

Para complementar essas tarefas, analisamos como a internet supre essas necessidades dos usuários através da Análise de Similares (benchmarking) encontramos sites como:

Google Maps tem o layout mais clean dentre os sites analisados, ele vai direto em como traçar uma rota, mas nem todas as cidades tem o sistema de ônibus integrado a ele.

O Maplink tem o layout um pouco mais poluído, porém tem mais aplicativos que o maps, o que faz dele levemente mais complicado. (não tem sistema de transporte público)

Guia Mais tem o layout quase tão simples quanto o Maps,
mas não tem também sistema de transporte público.
Conclusão, o Google Maps é o site mais completo na internet, mesmo ainda sendo carente de informações para alguns lugares no brasil ainda. (como o sistema de transporte, transito, clima, etc...).

E depois que definimos o perfil do usuário, começamos a trabalhar com Card-Sorting e desenvolver o layout através de sketches. Depois de alguns testes com o usuário, chegamos ao layout final.






Este é o resultado do trabalho deste primeiro semestre de 2011, foram aproximadamente  4 meses de trabalho desde março até o final de junho, na matéria de Usabilidade.


Neste tipo de trabalho seguindo um tutorial, com auxilio do professor, foi muito proveitoso  para aqueles que souberam aproveitar a oportunidade, pois pudemos desenvolver um projeto mais completo (normalmente trabalhamos em vários projetos menores), tivemos tempo para analisar os erros e os acertos, ver onde melhorar  e produzir algo de qualidade.
Nossa equipe realmente se dedicou ao LOCALIS, acreditamos nessa idéia e agora compartilhamos  ela aqui com vocês.

Duvidas? Sugestões? Criticas? Não deixe de comentar o post.  Nos ajude a melhorar sempre o nosso “Projeto LOCALIS”.


Equipe: Luiz Rosa, Ricardo Schroeter, Rafael Raja, Guilherme Follador de Creddo, Jeanne Chauvin.

Found it!

O objetivo consiste em melhorar o sistema de informação do transporte público proporcionando eficiência, conforto e qualidade.

Processos de desenvolvimento


  1. Estudo de Público Alvo;
  2. Desenvolvimento de Personas;
  3. Análise de similares;
  4. Pesquisa de conteúdo do aplicativo;
  5. Fluxograma de navegação;
  6. Card Sorting;
  7. Protótipo de baixa fidelidade;
  8. Protótipo.

Vídeo de realização do card sorting:






Quo Vadis

Para atender a missão de melhorar a vida urbana, facilitando os deslocamentos e assegurando o acesso das pessoas às suas casas, ao trabalho, serviços e lazer, de maneira confortável, segura e eficiente, temos como objetivo do site Quo Vadis auxiliar na compreensão e na mobilidade urbana utilizando de uma página de simples navegação e com funcionalidades que ajudarão usuários do transporte coletivo e individual assim como turistas e usuários esporádicos do sistema.

Os públicos-alvo são os Cidadãos de Curitiba e Região Metropolitana, turistas nacionais e internacionais, enfim, aqueles que buscam meios de transporte para se locomover de forma fácil na cidade.


Dentro do Cenário foram feitas análises competitivas com outros sites brasileiros e europeus referentes ao transporte coletivo.

Card Sorting


















Layout







Quo Vadis

Alunos: Elizeu Greber, Lilian Voos, Mauro e Pedro Marins