Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

22.7.08

Pesquisa de festas com brincadeiras


Pesquisa de campo por meio de entrevistas para descobrir as festas e como poderiam interagir com brincadeiras infantis, como a do elefante colorido...

Diagrama do conceito - Elefante Psicodelico

Conceito:
Um dj ou pessoa qualquer que ira mixar as musicas, tera o comando da brincadeira na festa, onde a mesma projetara uma imagem de um elefante numa cor "x" em algum lugar do local.
As pessoas receberam um botton colorido que ilumina na qual o dj ira emitir um sinal para que as pessoas da cor "x" se juntem proximo a imagem para que elas interagirem, visando melhor comunicacao entre as pessoas da festa e divertir mais as festas de hoje.


Diagrama da Proposta


"Opa! acho que meus amigos solteiros do orkut combinam! vou fazer um esquema!"

Ao passar por essa situação os adolescentes tem agora uma ferramenta virtual que auxilia nos processos de paquera e envolve praticamente so os amigos, deixando o casal em questão fora do processo. So quando a situação esta encaminhada para um resultado positivo é que eles entram no jogo, antes so assistem o desenrolar do esquema.

Com essa ferramenta, quando voce desejar unir um casal, podera mandar pistas para alguns amigos do perfil desse casal. Se eles aceitarem, receberao dicas de quem é o pretendente. Voce tambem pode escolher se eles saberao ou nao a sua identidade, e receberá mensagens avisando sobre as ações deles.

Essas dicas serao atributos do perfil do casal, para ajuda-los a descobrir quem é a pessoa que combina com o amigo.
Cabe aos amigos escolher o momento estratégico de revelar ao casal eles que sao parte de um esquema.

Em qualquer momento desse jogo qualquer uma das partes pode desistir. Se ambos os grupos descobrirem todas as dicas e descobrirem quem é a pessoa especial, o casal receberá uma mensagem, que contera todo o caminho percorrido e quais foram os amigos que participaram desse esquema.

Entrevista com motoristas



Entrevista com o objetivo de desenvolver um produto de interacao entre motoristas para alertar infracoes de forma divertida.

----

Nome e idade:
Meu nome eh Juliana e tenho 21 anos.

Ha quanto tempo vc dirige?
Faz 3 anos, quase 4, mas frequentemente faz 4 meses.

Vc já recebeu reclamacao de outros motoristas?
No inicio eu recebia bastante, mas agora nao. Nao tanta...

Te xingavam?
Soh buzinada, ou cara feia. Se eu cortei alguem sem dar sinal...

E vc faz muitas reclamacoes?
Bastante.

Como vc faz? Luz alta, buzina...?
A noite eu dou sempre luz alta pra quem nao da sinal ou corta a gente. De dia eu buzino bastante.

E vc nao xinga eles?
Eu xin.... ah, mas eles nao ouvem.

Xinga sozinha dentro do carro?
Sim.

O que vc acha de uma forma diferente de chamar atencao dos motoristas?
Eu gostaria. Alguma coisa que eles conseguissem ver dentro do carro. Se alguma luz acendesse dentro do carro dele pra ele sentir que eu to chamando atencao. As vezes buzina nao eh suficiente, ele nao escuta a buzina dependendo da quantidade de transito e de barulho.
Algum dispositivo dentro do carro, um barulho, algo que ele pudesse ver e que ele soubesse que era eu que estava chamando atencao.

Pro carro da frente?
Nao, pro carro que eu quiser chamar atencao. As vezes nao eh na frente, eh no lado. Podia ser alguma coisa que mostrasse por que eu estou chamando a atencao dele.

Brincadeiras como fonte de inspiração

Gravei um videocast explicando o conceito que está sendo aplicado aos trabalhos dos alunos dessa turma, bem como exemplos de projetos realizados por outros designers. Veja também o projeto Catálogo de Brincadeiras do Instituto Faber-Ludens.

Inspiração - Branca de neve



Este vídeo é parecido com o do filme Encantada, pois mostra a parte do desenho onde a Branca de Neve e os animais limpam a casa dos Sete Anões. Sendo muito relevante para o projeto também.

Daniela Costa e André Luiz de Oliveira

Fantasia



Este outro vídeo, é muito antigo, e mostra o Mickey limpando a casa de um feiticeiro, onde consegue roubar o chapéu do feiticeiro e faz com que o chapéu mágico crie vida e faça a limpeza por ele.

Daniela Costa e André Luiz de Oliveira

Trecho do filme Wall-E



Este vídeo mostra um trecho do filme Wall-E, onde daqui há 700 anos a raça humana partirá da terra, e um único robô ficará responsável pela limpeza na terra. Este com o passar dos anos começa a criar personalidade.
E tem haver com o projeto pelo fato que ele fica responsável pela limpeza e ainda interagindo com o que está fazendo, mesmo sozinho.

Daniela Costa e André Luiz de Oliveira