Disciplinas

Usabilidade e Ergonomia de Interfaces, Projeto de Viabilidade - Graduação em Design UNISUL. Professores Frederick van Amstel e Gonçalo Ferraz.


Usabilidade I - Design Digital PUCPR - Prof. Gonçalo Ferraz.

8.12.08

Maquete 3D

André Projeto De Viabilidade
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Maquete 3D

Modelo

Maquete 3D

Relatório parcial do projeto

Até o momento foi realizado, o estudo do desenvolvimento das maquetes.
Esse estudo mostrou o conhecimento necessário e as diversas tarefas realizadas pelo desenvolvedor de maquetes eletrônicas para realização de um projeto.
Verificou-se que ao final de todos os projetos, sempre se obtém dois tipos de arquivos distintos, um a própria maquete em 3D, que na grande maioria dos programas podem ser salvos ou exportados pra um outro formato de arquivo 3D. Isso apontou a possibilidade de se trabalhar com diversas ferramentas em 3D. Com essas o desenvolvedor de maquete tem maior qualidade na interação.
O outro tipo de arquivo gerado é o produto final de um projeto, que são as imagens geradas a partir de um maquete em 3D. Esses arquivos também podem ser usados pelo desenvolvedor para gerar interação e ampliar a percepção do projeto.

Outro estudo realizado foi o estudo das tecnologias potencias existentes.
Esse estudo teve como finalidade fazer uma varredura nas tecnologias existentes relacionadas na área, a fim de identificar um modo de tornar os projetos mais interativos e ampliando a percepção dos clientes.
Sempre levando em conta o custo e o tempo para sua realização.
Foram estudadas diversas ferramentas de desenvolvimento e interação 3D.
E o estudo indicou que na grande maioria dessas ferramentas havia algo que tornava inadequada para esse projeto, ou devido ter um alto custo, ou pelo tempo de trabalho para realizar o projeto, e em outros casos o que tornava inviável era o tempo de aprendizado da ferramenta.
Por fim os estudos apontaram que o caminho mais viável para esse projeto é trabalhar com as imagens geradas a partir do modelo 3D e não com o modelo. Trabalhar com as imagens além de ser mais simples e ter um custo quase zero e muito mais rápido que preparar um arquivo em 3D.

Já estava um bom tempo curioso para saber como são feitas as maquetes interativas. Em muitos jogos 3D a base é a mesma. Descobri algumas formas de se fazer e todas levam um bom tempo, de trabalho e conhecimento. Uma ferramenta que me chamou atenção além do 3D Max, foi o Blender pelo potencial da ferramenta com uma grande vantagem de ser gratuito.
No início por não ter uma visão clara de como iria chegar a uma solução. Eu estava bem apreensivo, e não sabia se ia dar conta de alcançar os objetivos do projeto. Com o decorrer do tempo do projeto e os estudos, foi abrindo um caminho mais adequado e legal pra ele. O bacana dos projetos é que eles mostram não aquilo que você quer, mais sim o que ele precisa.

O próximo passo agora é gerar os modelos e com base nos estudos realizados, iniciar o modelo detalhado que servirá de guia, para que outros desenvolvedores possam realizar sua maquete interativa.

Maquete 3D

2º Estudo parte2
Usando imagem:

Somente com a imagem se poucas opções, em alguns programas 3D ,se pode gerar uma imagem panorâmica. Existem muitos programas pagos que transformam essa imagem em um arquivo, que é lido pelo QuickTime no formato .MOV.
Esse arquivo cria um pequeno passeio virtual sem usar muitos recursos. Ele foi desenvolvido para ser usado na internet.

Uma outra forma de se obter interação com as imagens é fazendo o uso do Flash, essa ferramenta que possibilita criar interação.

Também há um programa chamado Photosynth, sua tecnologia possibilita criar ambientes 3D com interação, usando apenas sobreposição de imagens ou fotos.
O Photosynth é um programa gratuito. Requer um navegador o Internet Explorer 7.0 ou Mozilla Firefox 3.0 e uma conta no Hotmail.

Pontos chaves do estudo:
Gerar uma imagem panorâmica é uma forma rápida de se obter interação.
Desvantagem desse método é a dificuldade de se obter um programa livre, e nem todo programa desenvolvedor de maquetes em 3D gera imagens panorâmicas.
Photosynth tecnologia de fácil acesso e uso


Fontes de estudo:
http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15455

QuickTime:
http://www.apple.com/quicktime/download/
http://www.vrmag.org/vartist/spotlight/NEW_PANO2QTVR_SOFTWARE_FOR_WINDOWS_USERS.html
http://www.tresd1.com.br/Artigos/Realidade_Virtual/vr_quarto.htm
http://www.tresd1.com.br/Artigos/Realidade_Virtual/vr_walker.htm


Photosynth:
http://photosynth.net/
http://livelabs.com/photosynth/
http://www.youtube.com/watch?v=p16frKJLVi0
http://video.msn.com/video.aspx?mkt=en-us&vid=882fa58c-3437-43cf-8532-e1fbe5eb08c3
Tutorial:
http://blogs.msdn.com/renedepaula/archive/2008/08/26/tr-s-tutoriais-em-um-photosynth-pptplex-e-speed-launcher.aspx

Maquete 3D

Levantamento de informações:

2º Estudo
Estudo das tecnologias emergentes.

Esse estudo tem por finalidade, identificar a tecnologia que possa ser usada, para gerar interação nas maquetes eletrônicas, levando em conta os custos para ser desenvolvido.

No estudo anterior verificou-se a possibilidade de se trabalhar com dois tipos de arquivos, um de imagem e o outro em 3D. Levando em conta essas informações, esses estudos, foi dividido em duas partes a primeira com o modelo 3D e na segunda parte com a imagem.

Usando modelo 3D:

Para se gerar interação com o modelo 3D é necessário desenvolver o modelo. Pode ser desenvolvido em vários programas existentes no mercado como: AutoCAD, ProMOB , 20 20, SketchUp entre outros. O modelo gerado deve ser o mais leve possível, contendo poucos polígonos, esse tipo de modelo é chamado de Low Poly.

Depois disso o modelo deve receber, as texturas e a iluminação. Com essas informações será criada uma imagem, que ira envolver o modelo. Esse processo é chamado de mapeamento. Essa técnica é usada no desenvolvimento de jogos em 3D, a fim de reduzir tempo de processamento do modelo 3D.

Para criar o mapeamento no modelo, pode-se exportar o modelo para o 3D Max esse programa é um dos mais conhecidos do mercado, aceitando diversos tipos de arquivos 3D, além de ter uma grande quantidade de plugins, que auxilia no desenvolvimento.
Para fazer as interações é usado um tipo de programa, que é a base dos jogos. Esse tipo de programa é chamado de Engine, é ele que gerencia as informações e torna a interações possíveis. Há vários tipos de engines e programas, que fazem essas iterações e na grande maioria eles são pagos.

O Blender é outro programa de desenvolvimento 3D. E uma das vantagens é que ele é gratuito, além gerar modelo e fazer animação ele possui uma engine própria podendo criar interações e jogos.


Pontos chaves do estudo

O modelo usado deve ser leve, contendo poucos polígonos, também deve ser gerado um mapeamento da textura sobre o modelo a fim de reduzir o processamento.

O 3D Max é a ferramenta mais difundida e que possui maior quantidade de programas que auxilia no desenvolvimento. Vantagem é o acesso a informação, desvantagem um alto custo das ferramentas como um todo.

O Blender é uma forte ferramenta de desenvolvimento e pouco difundida. Vantagem é gratuito. Desvantagem, necessita conhecimento especifico e tempo para saber usar.

Fontes de estudo:

Estudo Interação
http://www.allanbrito.com/category/3d-interativo/
http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15455

SketchUp
http://www.sketchupbrasil.com/
http://sketchup.google.com/

3Ds Max
http://www.tresd1.com.br
Nova 2008
http://www.vertice.fr/DownloadPLE.aspx?lang=en
DX Studio
http://www.dxstudio.com/index.aspx
Esperient Creators
http://www.esperient.com/
Demicron WireFusion
http://www.tdt3d.com/articles_viewer.php?art_id=125

Blender:
http://www.blender.org/
http://www.blender.com.br
http://www.blendermasters.com/cms/pt-br
http://www.procedural.com.br/modules/news/
Passeio Virtual com o Blender:
http://cogitas3d.procedural.com.br/tutos/radiosidade.html
Blender tutoriais em português: http://www.blender.com.br/index.php?option=com_fireboard&Itemid=10&func=view&catid=1&id=649#649

Maquete 3D

Levantamento de informações:

1º Estudo
Estudo das tarefas realizadas para o desenvolvimento de maquetes eletrônicas.

Para a realização de um projeto envolvendo 3D e maquete eletrônica, é necessário ter um bom conhecimento em desenho técnico, desenho arquitetônico. Reconhecer os elementos de planta baixa e suas vistas e saber também usar o escalímetro para poder transcrever as medidas do desenho. Ter conhecimentos sobre vários tipos de materiais e seu uso, processos e seus acabamentos, como também o diversos elementos que irá compor o espaço, como: portas, janelas, camas, mesas, cadeiras, luminárias, pias, vasos entre outros. Quanto maior é o seu conhecimento sobre esses elementos mais fácil fica de entender o detalhamento do projeto ou de propor alguma alteração no mesmo.
Para um melhor entendimento do projeto que ira iniciar, devemos analisar com muita atenção projeto como um todo. Só assim teremos e o máximo de informação sobre o projeto. Tendo a possibilidade de esclarecer esses dados com a pessoa responsável sobre projeto e a quem o desenho e projeto é importante.

Havendo dessa maneira o saneamentos de todas as dúvidas com o responsável , antes de iniciar o trabalho. Fazendo isso, evita-se ter que refazer o trabalho ou ficar parando o trabalho para tirar dúvidas.

Após ter tirado as dúvidas sobre o projeto, o próximo passo é iniciar o desenvolvimento de uma maquete eletrônica, com as transferências e as medidas, fazendo as paredes das maquete 3D.
(Em alguns programas a transferência das medidas, se faz com o uso do escalimetro, sobre o desenho impresso. Por não haver uma forma ou formato de importar o arquivo com o desenho, ou até mesmo pela forma de construção,é devido o funcionamento de alguns programas. Quando é feito dessa forma deve se ter muita atenção, com a escala indicada no projeto.)
Depois de ter importado o desenho em planta baixa, ou ter passado as medidas para o programa, é a hora de levantar as paredes e fazer as aberturas, colocando as portas e janelas. Feito isso o próximo passo é começar a mobiliar o ambiente, e por os objetos de decoração. Em alguns projetos há a necessidade de se criar um mobiliário ou uma peça nova. Para esses também existe um projeto, contendo desenhos e informações sobre ele. Deve-se sempre verificar as medidas, de acordo com o projeto. Depois de tudo mobiliado, vem o projeto do gesso. Esse projeto contém o desenho que será usado com o. gesso, as medidas e posição que será colocado no teto. E por fim o projeto da luz, onde vão ficar os pontos de luz e que tipo de luz vai ser usada. Nessa etapa é configurada as luzes do ambiente, a fim de obter um melhor acabamento das imagens geradas.
Com a configuração da luz pronta, fica fácil de fazer o detalhamento do projeto, colocando as cores, as imagens, as texturas e o tipo do acabamento dos objetos. Esses elementos são colocados no final, para poder ajustar as matérias, já com a influência da luz. Com isso evita-se o estouro de luz na imagem, e também se tem uma melhor definição, na volumetria do ambiente. Ao final do trabalho são geradas as imagens, essas que serão usadas na apresentação do projeto. No entanto não são somente obtidas apenas as imagens, como produto final do processo, também temos que levar em conta a própria maquete em 3D. Esses produtos, muitas das vezes podem ser aproveitados, podendo ser exportando para outro programa, e com isso abre a oportunidade de trabalhar com interação dentro do modelo 3D.

Pontos chaves do estudo
O trabalho requer atenção no seu desenvolvimento (escalas, matérias, luz,...)
O tempo do trabalho esta ligado com a complexidade ou o tamanho do projeto, no geral é gasto muito tempo no seu desenvolvimento.
Ao final do processo é obtido dois tipos de arquivos que poderão ser trabalhados, um é o arquivo de imagem e ou outro é o arquivo em 3D.

Maquete 3D

Projeto de viabilidade

Maquete 3D

Propõem-se desenvolver dentro da Área do Design Digital, um projeto de design de ambientes interativos, o ambiente a ser trabalhado será o virtual.
Esse projeto de viabilidade, visa desenvolver uma forma de se criar um ambiente virtual interativo, e um modelo. E esse deverá conter esquemas para desenvolvimento de futuras maquetes eletrônicas interativas.
O projeto pretende atender a pequenos escritórios de arquitetura e design de interiores e a seus clientes.
Para isso será realizado um estudo das tecnologias emergentes e seus respectivos custos. Será efetuado um levantamento das tarefas realizadas pelos desenvolvedores de maquetes eletrônicas. O estudo pretende ter uma visão das possíveis interações, seus custos e o tempo de desenvolvimento.O projeto ampliará a experiência dos clientes, oferecendo melhor esclarecimento e visibilidade, diante a um projeto de interiores. E com isso aumenta a qualidade das apresentações nos escritórios de projeto de interiores.